A edição de 2023 do concurso Fotógrafo Oceânico do Ano revelou seus vencedores e as fotos deslumbrantes demonstram a verdadeira beleza dos nossos oceanos.
+ Confira os vencedores do concurso Fotógrafo de Vida Selvagem de Comédia de 2023
+ Imagem bizarra de Adele exemplifica o fenômeno chamado ‘Efeito Thatcher’
A grande vencedora deste ano foi a bióloga marinha e fotógrafa amadora Jialing Cai, de 25 anos, com uma imagem impressionante de um náutilo flutuando sobre pedaços de detritos oceânicos. O clique foi feito durante um mergulho em águas negras após uma erupção vulcânica nas Filipinas.
“Navegando pela baixa visibilidade e pela densa neblina durante um mergulho em águas negras, encontrei esta fêmea de náutilo de papel passeando em uma vara de madeira à deriva. Quando apertei o obturador, as partículas refletiram minha luz”, explicou Cai ao site do concurso.
“Como fotógrafos subaquáticos, pretendemos fotografar em águas claras, mas esta imagem lembra-nos que grãos de areia, matéria orgânica ou pequenos organismos são partes integrantes do ambiente subaquático.”
Todas as fotos vencedoras estarão expostas no Museu Marítimo Nacional Australiano em Sydney, na Austrália, até 26 de maio de 2024. Confira abaixo alguns cliques deslumbrantes do concurso deste ano: